sexta-feira, 29 de março de 2013

Para pensar, refletir e reorganizar cada origem


     Como é bom irmos à nossa origem mais antiga. Como é ótima a sensação de clareza de nossa identidade. Sou gaúcho, nascido em Porto Alegre, me criei no bairro Boa Vista quando ele ainda era apenas o vizinho da Vila do IAPI, só mato em volta dos nossos pequenos apartamentos. Cresci ouvindo  desde MPB, jazz, blues, samba até os nossos tradicionalistas e fui aos poucos descobrindo esse mundo no qual eu estava inserido. Por conta das histórias mal contadas fui me desfazendo aos poucos de máscaras apresentadas por falsas origens. E hoje me vejo aqui estudando a influência de línguas e dialetos africanos no dia-a-dia do gaúcho, principalmente o homem do campo, da estância. E resolvi fazer algumas comparações com outros estudos que tem acontecido no Brasil, tais como, o estudo de Nei Lopes sobre a língua Banto. E é gratificante saber que sou mestiço, saber que tenho um pouco de sangue de português com alemão, francês com espanhol e uma descendência também negra que infelizmente, para muitos não tem valor, mas ela é a que dou mais importância pelo simples fato de ter sido oprimida desde que os africanos chegaram aqui, e é ela que exalto, e é ela que proclamo em mim. Abaixo algumas conexões à espera de comentários.

Banda - Lugar, região, paragem.
Banda - do quimbundo mbanda, zona, correspondente ao quicongo mbanda, província, distrito, parte de um país.

Obs.: aqui no sul quando se vai passear ou caminhar com ou sem destino fixo diz-se "dar uma banda". Do quimbundo dibanda, pernada.


Canga - Peça de madeira em que se colocam os bois para puxar carreta.
Canga - do quicongo kanga, amarrar, prender, capturar, apertar, de nkanga, ação de ligar; que é amarrado.


Candongueiro - Aplica-se ao animal manhoso que foge com a cabeça quando se quer por-lhe o freio, o bu çal ou tosá-lo. Diz-se do indivíduo mesquinho, manhoso, arteiro, esquivo, inquieto, que questiona por coisas sem importância.
Candonga - do quicongo nkua-ndunge, esperto, astucioso (que encontra correspondência no quimbundo múkua-ndunge) ou ainda no quicongo ki-ndonga, iniciante, noviço, aluno, aprendiz; do quimbundo ndunge, astúcia.


Cacimba - Fonte de água potável. Vertente.
Cacimba - do quimbundo kixima, poço; "lugar próprio para tirar água em rio ou lago". Na Angola pré-colonial, kasimba era o nome dado às reservas naturais de água potável da localidade de Maianga.


Em breve colocarei outros verbetes.

Fontes: http://www.estanciadapoesiacrioula.com.br/dicionario-crioulo;
            Lopes, Nei. Novo Dicionário Banto do Brasil, 1a. Edição. 2003.


Nenhum comentário:

Postar um comentário