quarta-feira, 8 de junho de 2011

Trecho da carta de Domingos José de Almeida para General Neto em 23 de março de 1839

  A prova do financiamento da revolução farroupilha através da venda de escravos. Impressionante. Comentem.

     "Para seguir o fio da minha narração, direi neste lugar que, para pagamento da tipografia, de papel e remédios vindos de Montevidéu, por mim pedidos; para suprir com um conto de réis para aos nossos prisioneiros, cujos clamores acusavam já o governo de uma maneira espantosa; e para pagamento de outras diversas dívidas do estado, um dia antes de vir de Piratini para esta, mandei vender 17 escravos carneadores que tinha em Montevidéu e dos jornais dos quais me tenho sustentado e à minha família, expondo-a por isso agora aos horrores da miséria. Quando me encarregou da compra de cavalos no Estado Oriental, já para esse fim vendi 35 escravos a Manuel Gonçalves da Costa. Mas qual o prêmio de tantos e tão reiterados sacrifícios? Eu, com soberba o digo, que me não tenho utilizado de 20$000 da nação e que nem o pretendo fazer enquanto poder, fui tido como um ladrão."

Fonte: História Regional da Infâmia. Silva, Juremir Machado da. Pág. 21

Nenhum comentário:

Postar um comentário